O que é o ásana?

asana

Ásana é o nome dado às técnicas corporais do yôga. Proporciona flexibilidade, força, domínio, resistência e amplia a consciência corporal.

É amplamente divulgado, e onde se baseiam as linhas mais modernas desta filosofia com mais de 5000 anos.

O Ásana tem como objectivo trabalhar o corpo, para uma maior longevidade. Actua sobre os músculos, tendões, articulações, órgãos, circulação sanguínea, respiração, emoções, mente e em si próprio (self), mantendo-o assim em bom funcionamento para as actividades do dia-a-dia, quer sejam físicas ou mentais. É um excelente complemento a qualquer actividade desportiva.

Técnica psicofísica é a melhor definição, pois transcende a mera execução física, exigindo uma atenção em várias coisas ao mesmo tempo.

Para quem observa, a pessoas parece não estar a fazer nada, uma vez que o ásana deve ser feito em permanência durante alguns instantes, mantendo a estabilidade na posição sem se movimentar. Existem algumas vertentes de yôga que utilizam repetição, influenciadas pela ginástica moderna.

Como é físico, podemos ver, fotografar, filmar, pintar e até imitar apenas com a observação. Para atrair o públicoa praticar yôga, a divulgação começou pelas posições mais enroscadas, que mostravam grande flexibilidade e força, e ainda outras posições de cabeça para baixo. Tudo o que saía do normal era bom para chamar a atenção e para impressionar. Assim, estas técnicas mais incomuns tornaram-se um estereótipo da prática do yôga.

Esta forma de divulgação trouxe muitas pessoas, mas ao mesmo tempo afastou umas tantas que diziam “isto não é para mim”. Lembro que o ásana é apenas uma das técnicas do acervo do yôga, entre elas temos os respiratórios (pránáyámas), gestos feitos com as mãos, selos (mudrás), descontracção (yôganidrá), meditação, e muito mais.

Bruno Amaral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s