Faça uma pausa

“Os homens de génio às vezes produzem mais quando menos trabalham, pois esta é a hora em que elaboram invenções e formam em suas mentes as ideias perfeitas que depois expressam e reproduzem com as mãos.” Leonardo da Vinci

TAKE-A-BREAK-300x199

No mundo em que vivemos é valorizado o trabalho e a actividade, deixando para trás muitas vezes a renovação e recuperação. Os dois aspectos são importantes e necessários para ter uma alta produtividade.

Vários estudos feitos comprovam que conseguimos estar em concentração e atenção por um período de tempo que varia entre 90 a 120 minutos. Após esse tempo a nossa velocidade de percepção e assimilação baixa. É como se o nosso cérebro começasse a funcionar em câmara lenta, podendo algumas vezes até produzir visão dupla.

Para maximizar a sua produtividade, procure fazer uma pausa após esse período de tempo. Alterne com um tipo de actividade oposta à que estava fazer.

Se era uma actividade mental faça algo físico: caminhe um pouco, aproveite para alongar, suba escadas, converse sobre algo não relacionado.

Caso a actividade seja física: procure ler, ouvir uma palestra, um audiobook, aproveite e invista em conhecimento, aumente as suas competências.

Reserve um tempo para si e dedique esse tempo a um actividade de que goste muito, que lhe dê prazer, que o faça sentir-se realizado.

O conceito de maximizar o desempenho alternando períodos de actividade com períodos de descanso foi escrito pela primeira vez por Flavius ​​Philostratus (AD 170- 245), que escreveu manuais de treino para atletas gregos. Cientistas desportivos russos ressuscitaram este conceito na década de 1960 e começaram a aplicá-lo com um sucesso impressionante nos seus atletas olímpicos. Hoje, a relação “descanso/trabalho” estão no centro da periodização, um método de treinamento utilizado por atletas de elite em todo o mundo.

Por isso, se quer ser mais produtivo, faça pausas conscientes, procure gerir a sua energia.

Até ao próximo artigo.

Bruno Amaral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s