O sono

Passamos mais de um terço da nossa vida a dormir, e não podemos viver sem o fazer, dormir faz parte de um dos ciclos naturais da vida.

O sono tem uma função vital para o bom funcionamento do nosso organismo. Todos já experimentámos acordar bem dispostos e cheios de energia após dormir uma boa noite, com um sono revigorante.

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Para que serve o sono?

Tem, entre outras funções, a de regenerar e calibrar o organismo. Durante o sono é regulada a quantidade de hermínios como o cortisol, responsável pelo stress, e de grelina e letpina que controlam o nosso apetite e nos avisam que estamos cheios, ajudando a controlar o peso. O sono também fortalece a imunidade, activa a renovação das células, organiza a mente, favorecendo a memória e a concentração. Durante o sono ocorre um relaxamento dos músculos (desbloqueando tensões), incluindo o músculo do coração. Claro que o coração não pára, mas abranda o seu ritmo, baixando a tensão arterial e prevenindo enfartes.

Devemos dormir entre 7 a 8 horas, valor que varia consoante a pessoa. Nunca devemos dormir menos de 6 horas, e devemos evitar dormir mais de 9 horas, já que dormir muito leva-nos a ficar mais letárgicos.

Portanto, carência e excesso comprometem, como em tudo na vida. O ideal seria acordar um pouco antes do despertador tocar.

Então o que fazer para ter um sono melhor?

 – Não ficar agitado antes de dormir (evitar praticar exercício físico perto da hora de dormir);

 – Criar rituais antes de dormir (tomar duche, beber chá, ler ou escrever antes de dormir);

 – Tenha um alarme para dormir baseado nas horas de sono que necessita, o que vai ajudar a regular o seu sono e a melhorar o seu hábito de dormir bem. Se necessita acordar às 6h13 e precisa de dormir 7h, tem que estar deitado às 23h. Lembre-se que tem de lavar os dentes e fazer o seu ritual, por isso coloque o alarme para meia hora antes de precisar estar deitado;

 – A sesta: só funciona para algumas pessoas. Nem todos conseguem tirar uma pausa para dormir na hora de serviço. Talvez no futuro as empresas percebam que podem aumentar a produtividade implementando a prática da sesta. Veja o que funciona consigo, mas tenha em atenção que o ideal é dormir entre 20 a 50 minutos.

Até ao próximo artigo,

Bruno Amaral

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