Produtividade venenosa

Porque queremos ser mais produtivos?

Muitas pessoas querem ser mais produtivas porque têm tantas coisas para fazer que, para realizarem tudo precisavam de ter pelo menos mais 6h por dia. O objectivo de aumentar a produtividade não é fazer o dobro do que faz e ficar mais stressado. O ideal é produzir mais em menos tempo, e isso vai dar-nos o que queremos, mais qualidade de vida.

Por norma, a falta de controlo sobre as coisas que queremos fazer leva-nos a querer produzir mais, ou a tentar gerir o tempo. Mas na realidade o que precisamos é gerir-nos a nós próprios, já que não é possível gerir o tempo. Não posso dizer hoje preciso fazer mais coisas por isso o meu dia vai ter 48h!

Isso pode levar-nos a ter uma produtividade venenosa: acontece quando produzimos ou achamos que produzimos muito e isso nunca termina.

produtividade

Um exemplo de produtividade venenosa é a pessoa que responde imediatamente a tudo: chega um email e responde na hora, pedem alguma coisa e pára tudo para fazer o que foi pedido, etc

Dá a sensação que produzimos muito, mas na realidade leva-nos deixar coisas para trás. A quantidade de coisas produzidas é efectivamente grande, mas obriga-nos a trabalhar até mais tarde, ou a levar trabalho para casa e finalizar o que não foi feito e deveria ter sido, porque estávamos a responder a outras solicitações, ou a fazer outras coisas.

O desgaste provocado leva à perda de qualidade de vida.

E ainda a outro problema: quando os colegas têm algo mais difícil de resolver, vão enviar para quem Acertou, para essa pessoa que resolve tudo na hora.

O trabalho começa a acumular e não temos como concluir tudo aquilo a que nos propusemos.

Cada vez mais temos de ter isso em mente. Resista à tentação de responder logo, lembre-se que a primeira resposta é quase sempre emocional.

Durante os vários artigos vamos tentar dar algumas soluções para maximizar a sua produtividade e poder fazer tudo aquilo que é realmente importante.

Até ao próximo artigo.

Bruno Amaral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s