O Lince Ibérico está de volta!

lynx2

“Ninguém sabe porque em Portugal ninguém diz, mas vale bem a pena ler, isto para quem gosta de lince: 44 crias das 53 crias nascidas nos centros do programa de conservação ex situ este ano sobrevivem (83% de taxa global de sobrevivência). Dessas, umas 40 podem ser preparas para a reintrodução. 40 linces novos para populações que, no seu todo, se estimam ter 309. Ou seja, temos 13% das populações da mais ameaçada espécie de felino em treino nos 4 centros de cria para soltar este ano.

lynx

É com orgulho que digo que das 17 crias nascidas este ano em Portugal, 17 sobrevivem, um resultado muito difícil de obter -100% de sobrevivência – e digna das melhores “explorações” animais. 7 fêmeas, 5 partos (mas 6 fêmeas grávidas), 17 crias. Dá uma média de 3.4 crias nascidas por cada fêmea parida, quando até ao ano passado eram raros os partos de 4 crias (apenas 2 observados). Portugal teve 4 o ano passado e 2 este ano, mas… tivemos o primeiro parto de 5 (CINCO). E vivas da costa até ao dia de hoje. E ainda colhemos 3 embriões viáveis de 1 fêmea incapaz de parir por doença, a Azahar. Ou seja, 17 + 3 “projectos”.

Dessas crias nascidas, 15 estão ser treinadas para ser soltas. A que se juntam 11 nascidas em Vale Fuzeiros, Messines, preparadas o ano passado e libertadas este ano na Andaluzia. Dessas 11, apenas 1 morreu que eu saiba, e terá sido por mão humana. O ano passado libertámos cerca de metade dos linces, este ano temos 42.5% dos animais em treino para solta.

Não está salvo o bicho, mas a equipa do CNRLI está a fazer a sua parte, como espero que estejam de acordo. Ajudam-nos a passar a mensagem? A equipa agradece!”

by Rodrigo Serra, Diretor do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI)

cnrli

Anúncios

4 thoughts on “O Lince Ibérico está de volta!

  1. Ainda bem que os linces estão a recuperar em número. São uns animais que aprecio muito, são vistosos e muito bonitos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s