Alta performance no basquetebol

“Pula, agacha, flexiona, corre, impulsiona, arremessa, defende, movimenta… Não sei vocês, mas eu já estou cansada apenas de escrever todas essas ações feitas diariamente por todos os jogadores de basquete. Ok, posso ser um pouco sedentária, mas o preparo físico que esses caras precisam ter não é brincadeira não!

Basquete-Cearense-ok-660x396

Claro que academia é fundamental (eles não deixam de puxar um ferrinho por nada, diga-se de passagem), assim como alongamento e uma corridinha na quadra/rua/praia/clube. Mas, o físico não é a única coisa importante. Emocional conta e MUITO durante uma partida, é preciso concentração, foco, calma e raciocínio.

Muitos times de alto rendimento adotam técnicas para deixar mente e corpo em sintonia. O Basquete Cearense entrou na onda e adotou o Yôga como atividade complementar na rotina dos atletas. A prática dessa atividade não pede por muita estrutura (tapetinhos, profissional guiando e as vezes música com incenso), mas tem um poder tremendo no equilíbrio interno e externo dos seres humanos.

Para quem não sabe, foi o técnico Alberto Bial que decidiu implantar a utilização do Yôga na preparação de sua equipe. Os cearenses escolheram o Método DeRose, que nada mais seria uma arte milenar que envolve métodos de educação respiratória e proporciona melhoria do tônus muscular, além de ajudar na flexibilidade. O resultado é um estilo de vida bem mais leve e equilibrado. Em entrevista, o preparador físico Júlio César Fernandes afirmou que exige ao máximo de seus atletas e por isso, valoriza a agregação de novas atividades práticas.

“Essa diversidade de métodos que hoje a gente dispõe, facilita o nosso trabalho para ganho de desenvolvimento. O que eu me limitava a fazer dentro de um espaço fechado, hoje, eu tenho uma infinidade de situações que vão me dar um ganho atlético tão bom quanto a sala de musculação. Um vem completar o outro. É o segredo do alto rendimento”.”

(…) artigo de Giovanna Terezzino, retirado de lnb.com.br

O que espera para começar a praticar?…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s