A abstração dos sentidos…

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, a abstração dos sentidos é muito importante para mantermos o nosso cérebro saudável.

Esta abstração é o primeiro passo para conseguir alcançar um estado de concentração, e posteriormente de meditação. Meditar consiste em parar de pensar, suprimindo a instabilidade da consciência e esvaziando a mente de pensamentos.

Falarei sobre este estado meditativo noutra ocasião. Hoje centro-me na abstração dos sentidos, que todos já sentiram pelo menos uma vez na vida.

Lembra-se de algum programa de televisão, ou filme, que captou de tal forma a sua atenção que deixou de ouvir todos os ruídos à sua volta? Pois bem, estava em plena abstração dos sentidos. Mais concretamente, da audição.

Aposto que se o leitor é do sexo masculino, a sua resposta foi “sim, lembro-me”. Sendo do sexo feminino, este estado de abstração é mais difícil de conquistar. E isto não se deve ao cérebro masculino ser melhor ou pior. Os cérebros masculino e feminino são apenas diferentes. Deixemos o especialista em relações conjugais e familiares, Mark Gungor, explicar-nos esta diferença, num vídeo divertidíssimo sobre a Caixa do Nada:

O ideal, para homens e mulheres, será treinar esta abstração para que ela se torne voluntária. Assim poderá dominar os seus sentidos para os desligar, voltar a ligar, ou apenas tornar algum deles (ou todos) mais aguçados. E a partir daqui, poderá então dedicar-se aos estágios seguintes: a concentração e posteriormente a meditação.

Mas para já, treine a sua capacidade de abstração: primeiro de cada um dos sentidos separadamente, e depois de todos em conjunto. Mas atenção: não faça este treino enquanto estiver a conduzir ou a fazer algo importante. Aproveite o feriado e procure a sua Caixa do Nada. Instale-se lá durante algum tempo mas depois, para bem da sua vida social, lembre-se de retornar ao seu estado consciente! 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s