Ser professor!

Primeiro partilho um texto de Lima, Jorge M. Ávila, O papel de professor nas sociedades contemporâneas, Educação, Sociedade & Culturas, nº 6, 1996

“Os professores ocupam uma posição estrategicamente central e sensível nas sociedades contemporâneas, em particular nas dimensões do desenvolvimento e da mudança social. Alguns teóricos afirmam que, apesar de as satisfações que se podem retirar do ensino serem imensas, ser professor é viver uma vida dedicada a uma missão quase impossível. O papel do professor é extremamente complexo, repleto de ambiguidades e de contradições.”

Na minha opinião, concordo, em grande parte, com o excerto de Jorge M. Ávila Lima. Como partes integrantes de uma sociedade em constante evolução, ser professor contém uma responsabilidade extra, embora subtil,  de manter os bons valores sociais, de passar as tradições culturais, de incutir um bom comportamento individual e social. Ser professor é conseguir encarar “uma missão quase impossível” tanto na Pedagogia como na Andragogia.

Partilho também uma frase que me acompanhada na minha jornada profissional.

Opinião sobre "ser professor"

Opinião sobre “ser professor”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s