Nome técnico: Nêti Kriyá

LAVAGEM DAS NARINAS

Nome técnico: NÊTI KRIYÁ, uma técnica de limpeza das vias respiratórias que faz parte do acervo de técnicas do Método DeRose.

Excelente para limpar as narinas, eliminar o excesso de mucosidade acumulado nos seios nasais e frontais, ótima contra sinusite, enxaquecas ou resfriados.

Para fazê-la necessita-se de um lôta (ver imagem infra). A água utilizada deve ser mineral, morna e salgada na proporção de uma colher das de chá de sal para um litro de água. Se a água estiver pouco salgada, poderá sentir uma leve dor na altura dos seios frontais. Produzirá uma sensação de ardência se tiver muito sal.

Fique em pé, com o tronco ligeiramente projetado para frente. Incline a cabeça para o lado direito. Encaixe o bico do bule na narina esquerda e deixe que a água entre por essa fossa e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço. Isto vai depender do ângulo de inclinação da cabeça. Mantenha a boca entreaberta e respire por ela.

Depois de esvaziar o recipiente, deixe o tronco na mesma posição e o rosto agora voltado para baixo. Execute várias expirações fortes pelas narinas, a fim de eliminar o restante da água.

Em seguida, observando as mesmas instruções, faça fluir a água da fossa nasal direita para a esquerda. Pode-se fazê-la semanalmente.

Isto é apoiado por Dr. Marple, professor de otorrinolaringologia da Universidade do Texas, que afirma que “a irrigação nasal com solução salina é uma intervenção altamente eficaz, minimamente invasiva para pessoas que sofrem de problemas nasais.”

Não é surpreendente que a prevalência de Rinite e Sinusite em todo o mundo continue aumentar, já que se observam níveis crescentes de poluição e de urbanização.

O que é Sinusite?

 
Sinusite significa que os seios da face (seios paranasais) estão infectados ou inflamados. Os seios paranasais são cavidades de ar que se desenvolvem nos ossos da face e se abrem dentro do nariz. Tais cavidades servem para a troca livre de ar e muco, e cada qual junta-se com as passagens nasais por uma membrana mucosa envoltória. Desta forma, qualquer coisa que cause o inchaço dentro do nariz, como reação alérgica, infecção, etc, pode afetar os seios paranasais. O ar aprisionado dentro do seio paranasal bloqueado, juntamente com pus e outras secreções, pode causar pressão na parede dessas cavidades, provocando dores de cabeça.

O que é Rinite?

Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos com outros problemas de saúde, levando as pessoas a pensar que Rinite é um resfriado que não passa ou uma “Sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica.
Mais orientações de utilização, contacte-nos: http://www.espacotelheiras.org
Fontes:
 metododerosepinheiros.com; Tratado de Yôga, Mestre DeROSE
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s