Borlas: Eventos com entrada livre – Lisboa e Sul!

Hoje, 5 de outubro, a partir das 18h00m, o Espaço Telheiras vai estar de portas abertas: é a 1ª edição do Espaço Telheiras Open School.

Esta iniciativa inclui também um Cocktail comemorativo do 2º aniversário deste Espaço, para o qual você está convidado(a).

Traga um amigo e dê-lhe a oportunidade de conhecer o nosso Método. Segue a programação:

18h00m Palestra sobre o nosso Método

O objectivo deste evento é  dar a conhecer o nosso Método ao público em geral. Mostrar que, ao adotar as técnicas e conceitos que o constituem, vai trazer um modo de vida mais alegre, descontraído e de bem com a vida.

O que espera para desenvolver o seu potencial máximo? Melhore o seu desempenho, a nível profissional , pessoal ou mesmo afectivo, em qualquer desporto dança ou artes marciais. Aceite o nosso convite e venha conhecer-nos.

18h30m Aula aberta

20h00m Cocktail de 2º Aniversário do Espaço Telheiras

Temos condições especiais para quem se tornar aluno do Espaço Telheiras durante este dia.

Mas há muitos mais eventos grátis para aproveitar. Não faltam iniciativas de entrada livre para que possa contornar a crise e aproveitar os melhores eventos a custo zero entre 2 e 8 de outubro! Ora veja:

Borlas: Eventos com entrada livre – Lisboa e Sul!

Lisboa Open House

Outubro é o mês das portas abertas em Lisboa. Pela primeira vez, a capital acolhe o evento internacional Open House. O objetivo deste evento que nasceu em Londres em 1992 é mostrar a arquitetura de excelência ao público em geral, suscitando e estimulando o interesse no património edificado. Organizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Lisboa Open House realiza-se nos dias 6 e 7 de outubro e, ao longo deste fim de semana, mais de50 espaços podem ser visitados de forma gratuita. Nas fichas dos edifícios pode consultar as moradas, horários de abertura e visitas guiadas, contactos para marcações, transportes públicos e acessibilidade para visitantes com mobilidade reduzida. O Teatro Nacional Dona Maria II ou a RTP são alguns dos espaços que integram esta mostra, mas há muitos mais! Saiba quais no site do Lisboa Open House.

Música nas Praças
Dia Mundial da Música, assinalado a 1 de outubro, multiplica-se em celebrações por toda a semana. No sábado, dia 6 de outubro, há Música nas Praças de Lisboa, com entrada livre entre as 10h00 e as 23h00. NaMouraria há Ensemble e Banda, nas Ruínas do Carmo Coros, no Largo de São Carlos podem ouvir-se Percussão e Orquestras e no Museu do Chiado decorrem Ateliers Educativos. Conheça o programa completo da Música nas Praças no site da EGEAC.

Música no Metro
O metro de Lisboa acolhe um festival de música subterrâneo, na Estação do Cais do Sodré. Esta quarta-feira atuaSusana Travassos, quinta-feira é a vez de Youthless, Guta Naki e October Flight e, na sexta-feira, há We Trust, Artmata e um momento de Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. O festival Música a Metro decorre até dia 27 de outubro e é gratuito para quem tem passe do metro, caso contrário exige a compra de uma viagem, que custa 1,25 euros. Conheça o programa completo do Música a Metro no site do Metro de Lisboa.

Beja celebra Dia Mundial da Música
Este fim de semana, Beja dedica-se às celebrações do Dia Mundial da Música com uma mão cheia de eventos que vão animar a cidade. Até dia 4 há concertos em locais improváveis, sempre entre as 10h00 e as 11h30, em espaços como a Estação dos Correios, o Mercado Municipal, a Unidade Local de Saúde ou a Gare Rodoviária. No sábado, 6, logo pela manhã, há um encontro de Bandas Filarmónicas, que atuam no Jardim Público de Beja, bem como um desfile e atuação, no mesmo local, de grupos corais. À noite acontece, pelas 21h30 noAuditório Pax Julia – Teatro Municipal o Festival Vento de Leste. Ainda para ver neste contexto, duas exposições alusivas à música: “Para uma memória de Michel Giacometti”, na Escudeiros – Galeria Municipal, patente entre 1 e 31 de outubro e “A música na obra de Jorge Vieira”, até 6 de janeiro, no Museu Jorge Vieira.

“As Viagens de Gulliver” no Freeport
O Freeport inicia a partir de 7 de outubro um ciclo de espetáculos gratuitos de teatro infantil ao domingo. De 7 de outubro a 11 de novembro as “Cenas ao Domingo” do Freeport terão um espetáculo dirigido aos mais pequenos a decorrer no centro de exposições, numa iniciativa dirigida às famílias com crianças entre os 4 e os 12 anos. Com espetáculos produzidos pelas companhias Animateatro e Mundo da Lua, e a parceria da Rádio Comercial, o Freeport traz de volta a animação familiar dedicando as manhãs de domingo às crianças. Os espetáculos decorrem no centro de exposições das 12h00 às 13h00. Veja o programa completo das Cenas ao Domingo no site do Freeport.

Martim Moniz à borla
Intervenções artísticas, instalações, cinema, exposições, workshops, música, feira e muita animação enchem de vida a Praça do Martim Moniz durante o mês de outubro. Além de aqui se provarem sabores do Mundo, há diversas atividades gratuitas para usufruir!  A Feira Semanal do Mercado de Fusão acontece todos os fins de semana com artesanato urbano, produtos biológicos, mercearias do mundo, roupa vintage em 2ª mão, entre diversos outros produtos. Paralelamente, e em parceria com a Artinpark, surge “The Dragon Square” –  um enorme dragão vermelho e dourado assume um lugar de destaque no Mercado de Fusão pela mão de Daniela Ribeiro. A instalação criada com velhos moldes da Guliver e ornamentado com motherbords de computadores e telemóveis contagia-nos com energias positivas de força e mudança! A  FunTrack garante, aos mais pequenos, viagens pelo Mercado: Patinskartstriciclos e muito mais animam a Praça todos os fins de semana. No campo dos sabores, os showcookings já assumiram um lugar de destaque todos os domingos, às 18h00 na zona de palco junto à fonte norte. Aqui aprende-se alguns truques e dicas culinárias acerca dos deliciosos petiscos que podemos encontrar nos quiosques do Mercado. A animar estão os DJs, através do coletivo Maiden Voyage carimbam ritmo todas as sextas, sábados e domingos. Esta sexta, 5 de outubro, em particular, a Praça conta com um concerto gratuito de Mariza que promete cantar, encantar e arrepiar com o seu fado a praça do Martim Moniz. Para ver a partir das às 21h30.

Pasteleiras nas Caldas da Rainha
Uma viagem de bicicleta pela história e pela etnografia”. Esta pode ser uma maneira de apresentar o “VI Passeio de Pasteleiras” que no próximo dia 5 de outubro vai desfilar pelas ruas das Caldas da Rainha. O evento é organizado pelo Grupo de Amigos da Natureza, secção de cicloturismo da Associação de Cultura e Recreio do Campo. O que começou por ser uma brincadeira para juntar amigos que gostam de bicicletas é hoje um evento que reúne mais de uma centena de participantes, de todas as idades e oriundos de vários pontos do país. Montados em bicicletas clássicas e rigorosamente trajados, contam a história de “épocas e profissões”, num verdadeiro quadro vivo. O encontro para o “VI Passeio Convívio de Pasteleiras” está marcado para as 9h00, junto ao Parque Desportivo do Campo, seguindo-se o passeio em direção às Caldas da Rainha, onde passarão pelas principais ruas. Este ano será recriado o ambiente típico de uma descamisada (retirar a folhagem do milho), numa encenação e animação que terá lugar na Rua Miguel Bombarda, bem no centro da cidade, pelas 11h00.

Cinema Francês no Seixal
O Seixal recebe, de 13 a 20 de outubro, o Ciclo Vivre Ensemble da 13.ª Festa do Cinema Francês, que exibe seis filmes com entrada livre. O evento, promovido pelo Institut Français du Portugal, pretende mostrar o que de melhor e mais recente se produz em França, apoiar os distribuidores portugueses na promoção dos filmes franceses e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação entre os dois países. O Ciclo engloba 6 filmes que vão ser apresentados no Auditório Municipal, sempre às 21h30 e que têm em comum a temática da discriminação. A entrada nas sessões é livre.

Arte sobre a dor
A antecipar a Semana Europeia de Luta Contra a Dor, uma exposição de fotografia mostra diferentes perceções sobre a dor. As 20 melhores fotografias do II Prémio de Arte Grünenthal, subordinado ao tema “Que a Dor não seja mais do que uma recordação”, vão estar expostas entre 9 de outubro e 9 de novembro de 2012, na sede doCamões – Instituto da Cooperação e da Língua, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30. A iniciativa está integrada nas comemorações da Semana Europeia de Luta Contra a Dor e tem como objetivo sensibilizar os portugueses para a dor crónica, através da observação e análise de 20 obras fotográficas, nas quais os seus autores espelham a sua perceção sobre a dor.

Paulo Nozolino no BES Arte & Finança
O espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, tem patente até dia 4 de janeiro a exposição Usura, a primeira em que Paulo Nozolino reúne a quase totalidade dos trípticos que realizou até hoje – nove, de fotografias a preto e branco.

Jazz na Praça Paiva Couceiro
Praça Paiva Couceiro, em Lisboa, continua a acolher concertos todas as sextas-feiras ao final da tarde, no âmbito da 2ª edição do Jazz na Praça. Até 12 de Outubro há quatro bandas para ver, sempre a partir das 18h00.

Arquitetura em exposição
Os alunos de Arquitetura do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, têm em exposição diversos trabalhos elaborados no âmbito do curso que vale a pena conhecer, no Pavilhão Central do Campus da Alameda.

Consultoria de imagem gratuita em Telheiras
O Centro Comercial Continente de Telheiras vai disponibilizar, uma vez por mês, até final do ano, um serviço de consultoria de imagem personalizado e gratuito. O serviço ficará a cargo de uma consultora credenciada que dará consultas individuais de 60 minutos onde se incluem conselhos de imagem, análise de estilo, regras básicas, teste de cores, tendências e maquilhagem. As inscrições para este serviço gratuito, que acontece nos dias 14 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro, devem ser feitas através do email: cctelheiras@sonaerp.com.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Cidadela de Cascais e o espaço Work.Ink acolhem a exposição de escultura “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. A exposição conta com 25 obras do escultor distribuídas pelas praças e jardins da Fortaleza, espaços interiores da Pousada de Cascais e galeria Work. Ink.

Conhecer a Madragoa
Tanto para turistas, que estão descobrir Lisboa, como para os próprios lisboetas que muitas vezes não conhecem os bairros típicos da capital, esta é uma bola a não perder. São visitas guiadas, no âmbito do projeto “Do Museu ao Bairro da Madragoa“. A Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho convida todos os que quiserem saber um pouco mais sobre a Madragoa para um passeio que acontece em todos os últimos sábados do mês, pelas 10h30. É requerida marcação prévia que deve ser feita no Museu das Comunicações, local que é também o ponto de encontro para o passeio.

Caricaturas no Museu Bordalo Pinheiro
Quem já passou pela nova estação de Metro do Aeroporto de Lisboa não terá ficado indiferente às muitas caricaturas de figuras emblemáticas portuguesas que decoram as paredes da estação. O autor destas caricaturas éAntónio, que durante bastante tempo, e até ao resultado final, teve de fazer bastantes estudos e esboços. Para além dos estudos de António, é apresentado um conjunto de fotografias que documentam os vários momentos técnicos da execução dos painéis, ou seja, todo o processo técnico que se seguiu ao processo criativo. Para ver noMuseu Bordalo Pinheiro até 31 de outubro, de terça-feira a sábado entre as 10h00 e as 18h00.

Quando a arte e o livro se limitam, na Gulbenkian
Até dia 21 de outubro, o Museu Gulbenkian, uma exposição singular que remete para o diálogo infinito que a arte e o livro travam há séculos. A mostra pretende pensar o modo como a arte e o livro se põe mutuamente à prova. O título remete para a resposta possível: o livro e a obra de arte apresentam-se como Tarefas Infinitas desenvolvidas num horizonte aberto sem fim. Serão exibidas obras e livros de artistas como Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Hatherly, Vieira da Silva, Lurdes Castro, Alberto Carneiro, Fernando Calhau, Ed Ruscha, Filippo Marinetti, Stéphane Mallarmé, Jean-Luc Godard, William Kentridge, Gordon Matta-Clark, Lawrence Weiner, Bas Jan Adar, Diogo Pimentão, José Escada, John Latham, Robert Filliou, Christian Boltanski e Olafur Eliasson, entre muitos outros. Como atividades paralelas haverá cinema e conferências de entrada livre. Mais informações sobre a programação no site da Gulbenkian.

 Fonte: escape.pt
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s